Vera Barbosa

A maioria das coisas importantes que aprendo vêm de dentro, e não de fora de mim.

Textos


MARCAÇÃO DE EXAME
 
            O homem, participante de um plano de saúde, liga para um hospital querendo marcar um raio X do pé, com suspeita de fratura após cair numa calçada esburacada. Atende uma gravação:
- “Obrigada por ligar para o hospital Bem Estar Geral. Para sua segurança, informamos que esta ligação está sendo gravada. A qualquer momento, tecle a opção desejada: para informações sobre o plano, tecle 1, para mudança de plano e portabilidade, tecle 2, para críticas e sugestões, tecle 3, para marcação de cirurgias, tecle 4, para cancelamento de cirurgias, tecle 5, para  marcação de consultas, tecle 6, para cancelamento de consultas, tecle 7, para marcação de exames laboratoriais, tecle 8, marcação de outros exames, tecle 9”. 
             Sem mais opções, o infeliz tecla 9. Outra gravação:
- “Para exames de ultrassonografia e tomografia computadorizada, tecle 1, para ressonância nuclear magnética, tecle 2, para raios X simples, tecle 3”. Que bom, pensa o ingênuo, só três opções desta vez. E lá vai teclando o 3. Outra gravação:
- “Para  raios X de coluna, tecle 1, para raios X de braços, tecle 2, para raios X de mãos, tecle 3, para raios X de quadril, tecle 4, para raios X de pernas, tecle 5 e para raios X de pés, tecle 6”.
          Bem, finalmente agora eu marco o exame, pensa, feliz, o fraturado, ingênuo e desavisado cristão, teclando o 6. Mas ainda não é dessa vez:
-“Informamos que todos os nossos atendentes estão ocupados. Por favor, aguarde, que dentro de alguns instantes iremos atendê-lo (musiquinha de fundo). A voz continua: o Hospital Bem Estar Geral existe há 148 anos, quatro meses e 21 dias prestando sempre os melhores serviços à população, com equipe multidisciplinada de médicos e outros profissionais de alto gabarito em todas as áreas da saúde, tanto no campo clínico como no cirúrgico, com tecnologia de ponta, comparada à dos melhores hospitais do mundo, além de realizar todos os exames existentes, desde os mais simples até os mais sofisticados. E tudo isso num clima confortável e aconchegante, com ar condicionado e aparelhos de TV LED 48 polegadas em todos os ambientes, para que sua estada em qualquer de nossos espaços seja a mais prazerosa possível. Hospital Bem Estar Geral, nossa missão é o seu bem estar”. (musiquinha)... “Nossos atendentes continuam ocupados, favor aguardar mais alguns instantes, que logo iremos atendê-lo. (musiquinha)... “O Hospital Bem Estar Geral existe há 148...”
            Depois de ouvir quatro vezes a breve descrição do hospital, o fraturado e agora fatigado paciente (literalmente) ouve:
- Boa tarde, em que posso ser útil?
- Eu gostaria de marcar um raio X do pé.
- É particular ou convênio?
- Convênio UNIHOSPITAIS.
- já tem cadastro no hospital?
- sim.
- qual a sua data de nascimento?
          Diz a data, meio a contragosto, já com vontade de responder: “a mesma que consta do cadastro, só nasci uma vez”. Engole em seco.
- Sr. Fulano de Tal?
- Sim.
- RG 123.456.789-548?
- Siimm.
- CPF 3489.2446.987-000XYZ?
-Mas precisa tudo isso? Não Basta confirmar a data de nascimento, nome e o RG?
- Desculpe, senhor, mas o Sistema pede que confirme todos os dados, por questões de segurança.  Então, o seu CPF é 3489.2446.987-000XYZ?
- Siiiiiimmmmm!
-Título eleitoral PT9845-234-Zona 666-AX- seção J- Colégio Sagrado Coração, sala 247, 24º andar?
- Ah, não! Vai querer saber também em quem eu voto?
- Não sei, senhor, o Sistema pede uma confirmação de cada vez, não sei qual será a próxima.
            Nesta altura, o fraturado, fatigado, e, por que não dizer, emputecido cidadão, percebendo a limitação mental da interlocutora, incapaz de perceber uma ironia, resolve ceder. Afinal, precisa do exame, pois preza muito seu pé.
- Senhor?
- Sim.
- Então, pode me confirmar se seu título eleitoral é o PT9845-234-Zona 666-AX- seção J- Colégio Sagrado Coração, sala 247, 24º andar?
- Sim, senhorita.
- Telefones 297985-045612 e celular 99998877-123412345?
- Sim.
- algum outro?
- Não.
- Obrigada por confirmar as informações. Agora vou ver a data de seu exame. É raio X de pé, não?
- Sim.
- Pé esquerdo ou direito?
- Esquerdo.
- Bem, o Sistema está marcando para o dia 13 de agosto. Está bom para o senhor?
- Bom não está, hoje ainda é 14 de abril. Não tem uma data mais próxima?
- Lamento, senhor, mas os horários anteriores estão todos agendados.
- Se houver alguma desistência antes disso, posso ser avisado?
- Sim, senhor, temos uma lista de espera.
- Quantas pessoas na fila?
- Deixe-me ver com o Sistema ... hummm...... 101 pessoas.
-AAAAAAHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!
- Senhor,,,, vai agendar para o dia 13 de agosto?
- Não, chame o SAMU, que estou enfartando!
- Desculpe, senhor, mas aqui é só marcação de raios X. Para emergência é outro ramal. Aguarde que eu vou estar transferindo a ligação. O hospital Bem Estar Geral agradece o seu contato, e tenha uma boa tarde!
            Mais uma vítima do Sistema!
 
 
 
-
-
 
 
 
 
                
Primavera Azul
Enviado por Primavera Azul em 25/08/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras