Vera Barbosa

A maioria das coisas importantes que aprendo vêm de dentro, e não de fora de mim.

Textos


A TRAGÉDIA DE SANTA MARIA

 

O SINALIZADOR (Sobre a tragédia de Santa Maria)

 

               "Madrugada. Ambiente fechado, escuro e asfixiante, pela fumaça do sinalizador usado pela Banda Gurizada Fandangueira

               Estima-se que havia no local entre 1.000 e 1.500 pessoas (embora a capacidade oficial não chegasse a 700) buscando diversão, semiconscientes pelo alto volume do som que sacode os copos sobre as mesas.

              De repente, as labaredas do fogo real vão se misturando à do sinalizador, que escapa ao controle e alcança o teto de material altamente inflamável do recinto. O fogo se espalha, o horror também.

              Vítimas caem e são pisoteadas pelos que tentam se salvar, correndo para a ÚNICA porta de entrada/saída. Mas ela está fechada. Os seguranças barram a passagem, tentando evitar que alguém saia sem pagar a conta!

            Em pouco mais de cinco minutos a tragédia chega ao seu auge. Alertada e orientada pelo sinalizador e, agora, pelas chamas incontroláveis, a "Indesejada das gentes" rapidamente encontra o local propício para que sua insaciável foice ceifasse, de um só golpe, a vida de 242 guris. além de superlotar os hospitais com 636 feridos.

E a "Gurizada Fandangueira" animou os últimos minutos daqueles jovens e, consequentemente, destruiu a vida de centenas de famílias.

             242 minutos de silêncio!

 

Republicação do texto publicado em 28//01/2013 (a tragédia ocorreu em 27/01/23 e comoveu o pais

Primavera Azul
Enviado por Primavera Azul em 17/03/2024


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras